ANA ESMERALDA
Filha de pai granadino e mãe sevilhana, Ana Esmeralda passou grande parte de sua infância em Sevilha.
Bailarina nata, aos 13 anos começou a dançar em um curto período inicia sua carreira profissional em Madrid.
A convite do produtor Marquês de Montemar, participa do elenco “Rapsódia Espanhola”, dada a grande receptividade do público, o espetáculo “Rapsódia Espanhola” segue em turnê pela Europa.
Ao constatar seu grande talento e potencial, Montemar a aconselha a aperfeiçoar na dança e conseqüentemente às apresentações do espetáculo.
Ana passa a se dedicar 6 horas diárias em estudo do ballet clássico, clássico espanhol, “escuela bolera” com Luisa Pericet e flamenco com La Kika, El Estampio e Enrique “El Cojo”.
Nesta época Ana Esmeralda estréia como solista na Holanda quando se apresenta em outros países e com sucesso na Bélgica e Noruega, segue para Suíça, França, Escócia e para Inglaterra.
Durante a apresentação na BBC de Londres e no Savoy Theater, recebe o convite para estrelar “El Amor Brujo”, em Madrid.
Já internacionalmente consagrada, após a rodagem do filme, Ana prepara um espetáculo de ballet baseado no filme. Com a participação da bailarina Pastora Império e coreografia de Luísa Pericet; o êxito lhe rendeu contrato para se apresentar em Istambul e Ankara, na Turquia.
Após ter estrelado vários filmes, entre eles “Maria Dolores” e “Bronce y Luna”, Ana Esmeralda representa a Espanha nos festivais de Cannes e Veneza.
A co-produção ítalo-espanhola, “Carmem Proibita” é sucesso internacional e exibida também com título “Por siempre Carmem”, na Espanha e “O ladrão de Esmeraldas”, no Brasil.
CHEGADA AO BRASIL
Representando a Espanha no Festival de Cinema de Porto Alegre, Ana apaixona-se pelo Brasil, casa-se com o cineasta Mario Audrá e protagoniza dois grandes filmes: “Quem Matou Anabela”, com Carlos Zara e Eva Wilma e “São Paulo S/A“, de Luis Person, com Valmor Chagas.
Ana Esmeralda torna-se a pioneira no ensino de dança flamenca no Brasil e São Paulo é seu ponto de partida.
BALLET ANA ESMERALDA
Seguindo seu propósito de difundir o flamenco e de promover o intercâmbio entre Brasil e Espanha, em 1985 Ana prepara um grande espetáculo, no qual participam artistas e bailarinos como Faíco, Jorge Luis e Conchita Espana, o cantor Tony Maia e o guitarrista Juan Gimenez.
Perseverante e fiel aos seus ideais, Ana cria o Ballet Ana Esmeralda em 1986, a conseqüência foi inevitável, surgiam bailarinos com excelente nível técnico, o tão almejado duende e os segredos da Dança Flamenca, ensinados pela mestra Ana Esmeralda.

Ana Esmeralda
Amo a dança flamenca e pretendo começar em Agosto novamente.Pretendo fazer no solea tablado Flamenco de Bh , pois sou de minas mas achei mto interessante o seu site.Parabens e se puder me fale mais sobre o flamenco , atenciosamente Cristina. E-mail cris.alber.garia@hotmail.com
ANA ESMERALDA É A MELHOR PROFESSORA QUE JÁ TIVE, ELA É MARAVILHOSA
concordo em gÊnero número e grau Marcinha!
Beijos!
Aprender com a Ana Esmeralda é mergulhar profunda e intensamente no Flamenco. Não tem nada que se compare!!! Maestra é Maestra.
Arrasou Lili!!
Beijo grande caroço!!!
Anita esteve na Bahia por 4 anos consecutivos para cursos de férias na EDACE (escola de dança,arte e cultura espanhola),dentro do Clube Espanhol.
Devemos a ela a nossa iniciação e paixão pelo flamenco!
Ela é uma Diva do baile e além de tudo é a história viva!
Quem se aproxima e a conhece,bebe da fonte …
Amo vc Anita querida e agradeço por tudo que me ensinou,
Tina Leiro