Flamenco

FLAMENCO

A ORIGEM
A origem do Flamenco é motivo de controvérsia entre historiadores e estudiosos inclusive na própria Espanha. A versão mais aceita, foi concebida por um dos mais conceituados historiadores espanhóis, Ramón Menéndez Pidal, que afirma que no Séc X, após o término das invasões árabes, camponeses expulsos do Egito atravessaram o norte da África e o Estreito de Gibraltar e estabeleceram-se na Península Ibérica. Sendo assim o nome “flamenco” confirma a teoria, pois em egípcio antigo, “Fallah Menco” significa camponeses expulsos.
Há uma tendência em confundir o flamenco com dança cigana, desenvolvida pelos ciganos nômades (Zíngaros, Gypsies) que receberam forte influência da Europa Central, porém as características de música, dança e instrumentos, são muito distintas do Flamenco.
Também há confusão com os “Flamands”, originários da Bélgica e Holanda que derrotados pela “fiel intanteria” foram depreciativamente chamados em espanhol de “flamencos”.
A primeira forma da dança flamenca resumia-se somente ao canto e dança, tendo como únicos acompanhamentos as palmas e gritos de incentivo, chamado de “Jaleo” que é utilizado até hoje. No século XIX, passa a se apresentar de forma mais completa com a utilização de guitarra (violão de 6 cordas), que tornou-se imprescindível e mais tarde, outros instrumentos foram incorporados ao Flamenco.
Segundo os estudiosos, o Flamenco é uma das danças mais originais e complexas. Além da técnica, o bailarino precisa desenvolver expressão corporal para transmitir seus sentimentos através de seus movimentos, o que na Espanha é chamado de “DUENDE”.
O “DUENDE” é realmente o grande mistério do Flamenco, porque a técnica se aprende com dedicação, mas o “DUENDE” tem que ser extraído da alma ou como disse Frederico Garcia Lorca “….o duende tem que ser acordado nas últimas moradas do sangue…” e somente com este conjunto a verdadeira dança flamenca estará se apresentando de forma completa.

Ana Esmeralda em Quem matou Ana Bella?
Ana Esmeralda em Quem matou Ana Bella?

EQUIPE

O Studio Ana Esmeralda está localizado na Alameda Sarutaiá, nos Jardins, São Paulo, e oferece com qualidade percurssora e sempre atual, os cursos de dança Flamenca e Ballet Clássico Adulto e infantil.

Formada por uma gabaritada equipe de alunos e professores, o Studio Ana Esmeralda está a disposição para proporcionar uma adequada forma de ensino a todos aqueles que desejam aprender Flamenco e Ballet Clássico.

DIREÇÃO GERAL E ARTÍSTICA:

Ana Esmeralda – direção geral e artística

Filha de pai granadino e mãe sevilhana, Ana Esmeralda passou grande parte de sua infância em Sevilha.

Bailarina nata, aos 13 anos começou a dançar, e em um curto período inicia sua carreira profissional em Madrid.

A convite do produtor Marquês de Montemar, participa do elenco “Rapsódia Espanhola” que devido ao grande sucesso do espetáculo, segue em turnê pela Europa.

Ao constatar seu grande talento e potencial, Montemar   inicia seu aprimoramento na dança e conseqüentemente começam a surgir as  coreografias  inimagináveis em suas apresentações.

Ana passa a  dedicar 6 horas diárias em estudos do ballet clássico, clássico espanhol, “escuela bolera” com Luisa Pericet e flamenco com La Kika, El Estampio e Enrique “El Cojo”.

Nesta época Ana Esmeralda estréia como solista na Holanda quando se apresenta em outros países e com sucesso na Bélgica e Noruega, segue para Suíça, França, Escócia e para Inglaterra.

Durante a apresentação na BBC de Londres e no Savoy Theater, recebe o convite para estrelar  o filme “El Amor Brujo”, em Madrid.

Já internacionalmente consagrada, após a rodagem do filme, Ana prepara um espetáculo de ballet baseado no filme. Com a participação da bailarina Pastora Império e coreografia de Luísa Pericet; o êxito lhe rendeu contrato para se apresentar em Istambul e Ankara, na Turquia.

Após ter estrelado vários filmes, entre eles “Maria Dolores” e “Bronce y Luna”, Ana Esmeralda representa a Espanha nos festivais de Cannes e Veneza.

A co-produção ítalo-espanhola, “Carmem Proibita” é sucesso internacional e exibida também com título “Por siempre Carmem”, na Espanha e “O ladrão de Esmeraldas”, no Brasil.

Representando a Espanha no Festival de Cinema de Porto Alegre, Ana apaixona-se pelo Brasil, casa-se com o cineasta Mario Audrá e protagoniza dois grandes filmes: “Quem Matou Anabela”, com Carlos Zara e Eva Wilma e “São Paulo S/A“, de Luis Person, com Valmor Chagas além de mais 7 longa metragens.

Desde que se radicou no Brasil, Ana Esmeralda vem encantando os palcos com sua graça e a beleza de seus movimentos. Em 1985 Ana segue o que considera a mais nobre de suas missões: ensinar e propagar a dança flamenca no Brasil. Desenvolvendo um trabalho que transmite a intensidade e a experiência adquirida no baile espanhol, ela dedica sua vida a ensinar seus alunos com um carinho quase maternal, mas que ao mesmo tempo tranmite a a fuerza y passión que o flamenco exige que seus alunos demonstrem.

Vivenciando o ambiente multicultural do Brasil, Ana Esmeralda norteia seu trabalho procurando ao mesmo tempo preservar a pureza da tradição da dança flamenca, ao mesmo tempo em que incorpora elementos da cultura brasileira e contemporânea.

Em 2009 Ana presenteia seu público associando ao baile espanhol criações inéditas que envolvem o sincretismo do clássico espenhol com o ballet clássico, onde apresenta a sutileza e a intensidade de cada técnica, traduzidas em propostas inéditas e repletas de sentimento, os quais não se findam com o término musical e coreográfico.

Professores – Flamenco:

Bruna Ricardi

Bruna Ricardi – professora de Flamenco do iniciante ao avançado

Formada pela maestra Ana Esmeralda com certificação pela Associação de Cultura e Arte Flamenca no Brasil, há oito anos se dedica a divulgar e a ensinar a arte e a dança flamenca no Studio Ana Esmeralda e em shows e apresentações pelo Brasil. Ao lado de sua mestra Ana Esmeralda em 2009 dirige artisticamente o show “Fuerza y Passión” em comemoração aos 60 anos de carreira de Ana Esmeralda, com apresentação realizada no Teatro Brigadeiro, São Paulo.

Fernanda Borgo

Braço direito e tradutora de Ana Esmeralda - Fernanda Borgo

Fernanda Borgo tem 6 anos de formação em ballet clássico e 10 anos em Flamenco com a Maestra Ana Esmeralda, bem como atualizações com os maiores nomes atuais do flamenco em visita pelo Brasil.

Hoje incumbe-se de ser a tradutora de Ana Esmeralda, seu braço direito e seu fôlego, acompanhando todas as aulas da maestra na sabedoria de uma linda bailarina em formação maestral.

Também é hoje a responsável junto com a Cinemateca Brasileira em resgatar o histórico profissional de Ana Esmeralda, em seus vídeos, fotos e história de vida, junto com Karen Ribeiro e Marco Audra.

Aulas repletas de expressão, força e ternura, são os traços desta bela bailaora!

Anúncios

30 respostas em “Flamenco

  1. Oi, tenho paixao por danca flamenca, gostaria muito de aprender, mas será que nao estou muito velha para isso? Já tenho 46 anos…

    Obrigada,

    • OLá Tania querida!
      Magina! O flamenco é uma arte sem idade… é uma dança que atinge a todos e é possível a todos!
      Venha fazer uma aula experimental!!! E vc comprova por você mesma!

      Beijos,

      Equipe Studio Ana Esmeralda

  2. sempre gostei de dança, inclusive estudei balet classico, mas quando joven, hoe estou com 72 anos, e comecei umas aulas de dança flamenca, sinto que talves nao va aguentar, pois sinto dores nos braços, infelizmente tenho osteoporose, teria que consultar um ortopedista oque voce acha, gostaria da sua opiniao

    • Olá Valéria!

      Que coisa boa!!! 72 anos e dançando!!! A dor que sente nos braços é muscular, por causa dos movimentos?! Se for nõa tem problema, a atividade física vai ajudar e muito na sua reabilitação da osteoporose! É díficl aprender fazer algo aos 72 anos, mas eu sempre acho que o mais difícil é deixar de aprender…
      O Flamenco vai trazer para vc tudo de bom, e trabalhe no seu limite Valéria. Por vezes sua professora pode ser mais jovem, mas ela com certeza vai respeitar seu tempo de aprendizado e o tempo para desenvolver a capacidade aeróbica para aguentar a aula toda!
      Fora isso, bola para frente, muito sapateado e muita dança espanhola para aquecer o sangue e o coração!!!

      Grande beijo,

      Tia Ká
      E equipe do Studio Ana Esmeralda!!!

  3. Tenho vontade de aprender dança flamenca,pois acho que essa dança além de ser uma arte maravilhosa,desenvolve e da para a mulher autoconfiança.Tenho 42 anos e um dia vou experimentar,pena que vocês estão longe do meu bairro.bjos

    • Olá Sandra!!!

      Mas temos aulas aos sábados também, daí a distancia fica menor né?! Que tal vir experimentar… (em qual bairro vocÊ mora?!)

      beijo grande,

      Karen RIbeiro

  4. Gostaria de saber o horário e preço do curso básico de Flamenco. Também gostaria de saber onde vocês estão localizados.

    Grata Vivian

    • OLá Vivian!!!

      Veja em Contato o mapinha de como chegar até nós!!!
      Os cursos básicos:

      segundas e quartas das 19h as 20h
      sábados das 9h as 12h

      e pela manhã também temos: segudnas e quartas das 10h as 11h!!!

      e fique sempre em contato conosco, pois temos cursos de básico para abrir no segundo semestre!

      Aguardamos seu contato!

      Grande Beijo,

      Karen RIbeiro

    • Olá Patricia querida!!!

      Ligue para nós: (11) 3884.4430 fale com a Celly ou com a Ana e agende sua aula experimental!
      Aproveite pois estamos com duas turmas em formação em diferntes períodos!
      O que acha?! Pois realmente o flamenco é apaixonante!!!

      beijo grande,

      Karen Ribeiro

  5. Boa Tarde!! Éuma honrrá, poder fazer uma pergunta muito , inportante pr vc , eu tenho 43 anos , ejá danço há 18 anos como dançarino amador , en peqenas festas e eventos, amo a’dança flamenco, e gostaria muito aprender e ter opurtunidade de partiçipar en alguns festivais desse evento, será qe tenho chançe por ser homen muito esperiente, obrigaduu bjjs e parabens

  6. Olá,
    Adoraria aprender Flamenco com vcs.
    Tenho 30 anos e nunca fiz dança, será que consigo?
    Vocês oferecem aulas para iniciantes aos Sábados?
    Gde Bjo.

    • Amanda querida!!! Estamos com uma turma nova iniciando aos sábados das 10h às 12h!

      Checa seu e-mail e ligue para marcarmos sua aula experimental!

      beijo grande!

    • Ivone querida!

      Está na hora de começar!!! Temos três novas turmas começando!
      Que tal agendar sua aula experimental?!

      Beijo grande!!!

  7. Bom dia,o meu nome é Liliana Machado e estou a elaborar um debate para a universidade, na qual o tema é: ” Candidatura do flamenco a património imaterial da humanidade, fracasso em 2005 e sucesso em 2010″
    Porquê houve fracasso em 2005???
    Agradeço qualquer tipo de ajuda
    Obrigada

  8. Querida Karen.

    Quero aprender dança flamenca e quero começar agora em 2012.

    Quero saber se há turmas para iniciantes, no primeiro semestre de 2012 e quando posso entrar em contato com vocês? O endereço e tel são os que estão no site, certo?

    Grande abraço!!
    Ótimo 2012!!!

    • Olá Rosangela querida!!!

      Estamos com três novas turma de flamenco inciante!!!
      Vamso agendar sua aula experimental?!

      Encaminhei para seu e-mail!!!

      beijo grande!!

      Karen Ribeiro
      Coord. Geral do Studio Ana Esmeralda – Ballet Adulto KR
      ballet@anaesmeralda.com.br

  9. Olá boa noite,
    Sou portuguesa, tenho 21 anos e acabei de chegar em sao paulo. Dancei ballet classico durante 6 anos e tive aulas de sevilhanas 2 anos, tudo quando era pequena. No ano passado estive morando em madrid e fiz um curso intensivo de sevilhanas de alguns dias e fiquei morrendo de vontade de voltar a dançar! Queria muito voltar a dançar agora que tenho muito tempo livre! Existem algumas turmas iniciando agora, tanto de ballet como de flamenco?
    Muito Obrgada!
    Rita

    • Olá Rita querida!!

      Temos sim!!!

      Estou enviando para seu e-mail todas as informações!
      Beijo Grande,

      Karen Ribeiro

  10. Chegarei Eu aí, um dia destes!
    Nao suporto mais esperar, já à 2 anos sem dançar!
    quero tambem aprender CASTANHOLAS!
    bjbjbjs

  11. Olá,estou muito interessada em fazer a aula de flamenco!Mas preciso de um horario a partir das 15hs,tem disponibilidade!

  12. Olá
    Adoro dança Flamenca assim como a dança cigana
    estou interessada em aprender a tocar castanholas e quem sabe dançar flamenco
    gostaria de ter informações de valores
    desde já agradeço e fico no aguardo
    um abraço

Obrigada!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s